Confira 5 dicas valiosas para abrir um restaurante

Abrir um restaurante é um investimento que pode se mostrar um dos melhores meios de obter lucros e bons resultados, uma vez que o segmento é um dos mais firmes e consolidados no mercado, obtendo números muito bons quando comparado com outros setores.

No entanto, é importante que sejam tomados alguns cuidados para que abrir um restaurante seja, de fato, um negócio de sucesso, e não uma aventura que possa resultar em prejuízos. Assim, confira a seguir cinco dicas valiosas para quem pensa em abrir um restaurante.

1 – Planejamento

Embora possa parecer uma obviedade, um cuidado especial com o planejamento é fundamental para o sucesso de um restaurante. Um bom planejamento deve incluir uma série de obrigações, gastos e burocracias que serão enfrentadas ainda antes do restaurante começar a atender seus clientes.

Assim, com a realização deste planejamento inicial e o conhecimento de todos os gastos e exigências que serão enfrentadas, será possível abrir o restaurante pronto para adaptar-se sem enfrentar nenhum tipo de imprevisto, possibilitando que o empreendimento obtenha melhores resultados.

2 – Adapte-se à sua localização

É importante que se saiba adequar o restaurante a uma localização na qual possa se encaixar ao público, pois assim será muito mais fácil atrair um grande número de clientes a seu restaurante.

Desta maneira, é importante que se escolha cuidadosamente o local em que será aberto o restaurante, pois uma escolha errada neste momento pode comprometer seriamente o futuro do restaurante, levando-o a muitas dificuldades no futuro.

3 – Conheça sua concorrência

Abrir um restaurante significa dar início a uma disputa comercial com os outros restaurantes já existentes no mercado. Desta forma, é fundamental que se conheça quais são estes restaurantes que já atendem ao público, para que se possa oferecer aos clientes um serviço e atendimento melhores em relação a esta concorrência.

Além disso, é importante manter-se sempre atento às inovações de sua concorrência mesmo após abrir seu restaurante, pois assim será possível saber o momento certo de realizar ações de marketing ou promoções que possam cativar ainda mais seus clientes.

4 – Ofereça um diferencial a seus clientes

Conhecer a concorrência de seu restaurante traz ainda outro grande benefício: a possibilidade de oferecer algo diferente a seus clientes. É comum que alguns restaurantes concorrentes ofereçam ambientes, serviços e pratos praticamente idênticos aos clientes, esquecendo-se de cativá-los com um diferencial.

Fugindo desta mesmice do atendimento e dos pratos oferecidos, dando aos clientes um diferencial, será possível atrair e fidelizar seus clientes muito mais facilmente. Este diferencial pode ser utilizado de diferentes formas, com um ambiente mais agradável, cardápios inovadores, pratos especiais, entre outras possibilidades.

5 – Valorize sua equipe

Ao abrir um restaurante é preciso que se tenha em mente que uma grande parte da imagem deste estabelecimento irá ser em decorrência da produção de sua equipe, desde os atendentes até os funcionários de cozinha. Assim, é fundamental que esta equipe desempenhe sua função o mais corretamente possível para que o restaurante se estabeleça com base em sua qualidade.

Para isso, valorizar a equipe é fundamental para que o serviço siga um padrão de excelência, realizando também sempre que possível treinamentos e instruções para que os funcionários possam melhorar cada vez mais em suas funções.
Fontes: Exame / Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.