Os 8 principais erros ao abrir um restaurante

Abrir um restaurante é um sonho para as pessoas que sonham em ganhar a vida com a gastronomia, podendo oferecer seus pratos a um grande número de clientes e firmar-se neste segmento.

No entanto, alguns erros comuns podem fazer com que o sonho de abrir seu próprio restaurante acabe se transformando em um pesadelo, podendo comprometer inclusive o sucesso e a continuidade deste restaurante.

Confira a seguir quais são os 8 principais erros que devem ser evitados ao se abrir um restaurante:

1 – Planejamento mal feito

Não realizar um planejamento detalhado e cuidadoso antes de se abrir um restaurante é o primeiro passo para um negócio sem sucesso. É importante que todos os gastos sejam cuidadosamente calculados, preferencialmente com uma margem de folga para que, assim, se possa trabalhar com alguma margem de erro.

2 – Cálculos mal elaborados

Embora possa parecer simples, um dos erros mais comuns no início de alguns restaurantes é calcular mal o valor a ser cobrado dos clientes em cada prato. O valor final deve compensar os gastos proporcionais com ingredientes, serviço e atendimento. Caso o prato seja vendido por um valor menor do que aquele gasto para servi-lo, o restaurante poderá ter sérios problemas no futuro.

3 – Não ter o gosto do cliente como foco

Trabalhar com gastronomia é um dos maiores desafios que um profissional pode enfrentar, pois é necessário colocar o gosto de outras pessoas, seus clientes, a frente do seu próprio gosto particular. Assim, um restaurante que não coloque o gosto de seu público alvo como foco principal dificilmente irá obter sucesso.

4 – Equipe de trabalho reduzida

O trabalho em um restaurante exige uma equipe que tenha o número de funcionários suficiente para realizar todas as etapas do serviço com a mesma qualidade em cada uma destas etapas. Assim, contratar uma equipe reduzida visando gastos menores pode ser um dos piores erros ao abrir um restaurante, pois irá comprometer a qualidade do serviço realizado, resultando em um trabalho ruim e prejudicando seu restaurante.

5 – Acúmulo de funções

Assim como possuir uma equipe reduzida, acumular funções para si ou mesmo para outros funcionários de sua equipe é extremamente prejudicial a um restaurante. Desta forma, deve-se haver sempre um responsável para cada função, garantindo que tudo será feito pelo responsável de cada função em seu restaurante.

6 – Não possuir padrões de trabalho

Ao se abrir um restaurante, é fundamental que se crie padrões de trabalho, pois cada prato servido ou cada atendimento realizado deve ser feito exatamente da mesma forma. Assim, estes padrões devem ser seguidos por toda a equipe de seu restaurante, pois sem eles o sucesso de seu negócio estará correndo sérios riscos.

7 – Tentar agradar gostos particulares

Por mais bem-vindas que sejam as opiniões e sugestões de seus clientes, é importante que se saiba sempre manter um padrão e um ambiente que agradem a seu público em geral. Assim, fazer mudanças baseadas em gostos pessoais e particulares pode fazer com que seu restaurante perca clientes ao invés de ganha-los.

8 – Esquecer de seu objetivo principal

É comum que alguns restaurantes busquem fazer algumas atividades secundárias para agradar ainda mais a seus clientes. Ambiente com música, cardápios esteticamente mais bonitos e elaborados, entre outros detalhes são diferenciais positivos, mas não devem se sobressair à qualidade da comida e do serviço prestados aos clientes.

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