A tecnologia é, cada vez mais, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de diversas funções e setores, contribuindo para que os serviços nas mais diferentes áreas e segmentos do mercado, muito mais dinâmicos e eficientes.
Este rápido avanço tecnológico já chegou também aos restaurantes, provocando uma série de mudanças no modo como os clientes podem ser atendidos, na maneira como os pratos podem ser escolhidos e também no modo de avaliação dos restaurantes.
Um dos melhores exemplos do uso de tecnologia em restaurantes atualmente está no uso do sistema digital na escolha de cardápios. É cada vez mais comum encontrar restaurantes onde o cliente pode fazer seu pedido por meio de tablets, por meio dos quais pode fazer diversas exigências, como o ponto de carnes ou menos sal, por exemplo, enviando este pedido diretamente para a cozinha onde terá seu prato preparado exatamente como informado por meio do aparelho digital.
Outra forma de se usar a tecnologia que já é utilizada por alguns restaurantes é a visualização digital do prato por meio de aparelhos eletrônicos, como, por exemplo, o próprio tablet utilizado para fazer o pedido. Esta visualização eletrônica pode ser compreendida como a evolução das antigas fotos dos cardápios tradicionais, mas proporcionando aos clientes uma sensação muito mais real e aumentando seu desejo pelo prato, dando-lhes a primeira sensação de “comer com os olhos” antes de provarem a refeição.
Estas maneiras de se fazer um pedido de forma digital, permitindo ao cliente que escolha seu prato de acordo com seu gosto particular proporciona ainda outras vantagens além de uma evolução no modo de pedido e atendimento. Entre estas vantagens a principal pode ser considerada a diminuição da chance de erros nos pedidos, pois a escolha digital dos pedidos proporciona uma margem de erro muito menor do que as tradicionais anotações feitas pelos garçons.
Com isso, aumentando-se as chances de que o cliente seja agradado e minimizando-se a possibilidade de erros nos pedidos, passa a existir também um desperdício de alimentos muito menor, com a tecnologia contribuindo assim para que o restaurante tenha uma margem de desperdício muito menor e possa obter um melhor aproveitamento de seus produtos.
Redes Sociais
Porém, não foi penas no modo de atendimento e de se fazer pedidos que os restaurantes passaram a investir em tecnologia, mas também na maneira como recebem suas avaliações. Com o uso constante e cada vez mais em tempo real das redes sociais, os restaurantes passaram também a dar uma atenção especial a seus clientes neste tipo de ambiente, abrindo-lhes a opção de avaliar e deixar seus comentários sobre o restaurante em sites como Facebook, Instagram e Twitter.
Assim, é comum que os restaurantes tenham um responsável apenas pelo ambiente virtual, no qual podem ser resolvidas reclamações, acompanhado o feedback dos clientes e identificados pontos que podem ser melhorados, de forma que o restaurante passe a atrair cada vez mais clientes.
Desta forma, com diferentes tipos de uso, a tecnologia é uma ferramenta que deverá ser utilizada ainda mais pelos restaurantes com o passar o tempo, podendo lhes beneficiar em diferentes áreas, desde a recepção e o primeiro contato com os clientes até sua avaliação final.