Vale a pena incluir meu restaurante ou pizzaria em um app de delivery?

Os aplicativos de delivery chegaram com força no mercado nos últimos anos. Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais sedentas por facilidade, e a entrega de comida em casa é uma delas. É claro que o delivery em si não é novidade, já que ele existe praticamente desde que existem telefones comerciais – mas, atualmente, os consumidores não querem nem mesmo ter de ligar.

Então, para você que é dono de um restaurante ou de uma pizzaria, será que é vantagem incluir-se como opção de um desses aplicativos? Ou será que o site e telefone próprios já bastam? Para te ajudar a decidir, listamos algumas vantagens e desvantagens desse processo.

Benefícios

– Você vai alcançar um público maior
Uma parte dos seus clientes virá da divulgação boca a boca, outra parte virá por conveniência local, outros virão pela internet e outros virão pelo aplicativo. Algumas pesquisas recentes mostram que, dependendo da região, o número de pedidos de pizzarias feitos por meio de apps de delivery varia entre 35% e 60%. Ou seja, uma grande e nova fatia de público vai descobrir sua empresa através da tela do celular.

– Personalização de pedidos
Muitos consumidores gostam de fazer seus pedidos com detalhes exclusivos. É natural, já que alimentação é algo bem particular de cada um. O problema é que, em ligações, isso costuma gerar muitos transtornos. No aplicativo, o cliente pode escolher todo tipo de acompanhamento, extra ou modificação, além de, possivelmente, escrever o que quiser. Isso é atraente para ele e útil para você.

– Credibilidade
Unir-se a uma lista de outros restaurantes credenciados por um aplicativo de delivery dá um grande senso de credibilidade. As pessoas já estão acostumadas a confiar no app, e, consequentemente, nos locais que ele apresenta.

– Manutenção garantida
Problemas no aplicativo serão resolvidos pelo próprio, e você não precisará se preocupar com isso no mesmo nível em que se preocupa com seu próprio site ou linha telefônica. Para todos os efeitos você também é um cliente daquela empresa.

Desvantagens

– Comissão
Geralmente esses aplicativos cobram algum tipo de comissão de cada pedido. É comum que ela fique em torno de 10% e 15% sobre o valor do pedido. Em alguns casos, o app pode cobrar um preço fixo por mês, por exemplo, mas, de qualquer forma, é preciso desembolsar alguma quantia.

– Internet
É provável que você já tenha uma boa conexão de internet em seu restaurante ou pizzaria, mas ela será parte constante do trabalho de seus funcionários agora. Você não poderá se dar ao luxo de ficar sem internet de vez em quando, ou de pagar por um plano mediano.

– Competitividade
A vantagem de estar entre nomes conceituados é, também, uma desvantagem considerável. Muitas pessoas acabam comprando o que já conhecem, ou mudam de ideia ao se deparar com outras possibilidades. Entretanto, se você confia nos seus pratos e sabe apresentá-los, isso talvez não seja um problema tão expressivo.

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